Fatores-chave na concepção de políticas científicas sólidas para universidades

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luis B. Ramos Sánchez
Hilda Oquendo Ferrer

Resumo

A política científica de uma universidade é muito importante para aumentar a eficiência e eficácia de seu impacto socioeconômico. Existem vários fatores a serem levados em consideração para um projeto adequado dessas políticas. Esses fatores pertencem ao ambiente interno e externo das universidades. O objetivo deste artigo é analisar os principais fatores que determinam as políticas internas que devem ser adotadas para conduzir corretamente a pesquisa científica na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ramos SánchezL. B., & Oquendo FerrerH. (2012). Fatores-chave na concepção de políticas científicas sólidas para universidades. AXIOMA, 1(8), 36-43. Recuperado de http://pucesinews.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/364
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Luis B. Ramos Sánchez, Universidad de Camagüey-Cuba.

Departamento de Ingeniería Química

Hilda Oquendo Ferrer, Universidad de Camagüey

Vicerrectoría de Investigación y Postgrado

Referências

BBSRC, (2005). BBSRC Economic Impact Reporting Framework (pp. 1-23), Londres: BBSRS.
BBSRC. (2008). BBSRC Delivery Plan 2008-2011. Londres: BBSRC
Berends, H., Bij, H. van der, Debackere, K,, &Weggeman, M. (2006). Knowledge sharing mechanisms in industrial research. R&D Management 37, 85-95,
Codd, J. (1988). The construct/on and deconstruction of education policy documents, Journal of educational policy, 3(3), 235-248
Czerniewicz, Laura, & Brown, Cheryl. (2009). A study of the relationship between institucional policy, organisational culture and e-leaming use in Tour South African universities. Computers & Education, 53, 121-131
de-Rassenfosse, Gaetan, & de-la-Potterie, Bruno van¬Pottelsberghe. (2009). A policy insight ¡rito the R&D¬patent relationship. Research Policy 38, 779-792.
Editorial. (2009), Emerging challenges for science, technology and innovation policy research: A reflexive overview. Research Policy 38, 571-582.
Fernández-Zayas, José LUIS, & Zúñiga-Bello, Patricia. (2006). Diagnóstico de la política científica, tecnológica y de fomento a la innovación en México (2000-2006) (1 ed.). México: Foro Consultivo Científico y Tecnológico.
Garmendia, José María Beraza, & Castellanos, Arturo Rodríguez. (2007). La Evolución de la Misión de la Universidad. Revista de Dirección y Administración de Empresas(14). 25-56.
Giuliani, Elisa, & Arza, Valeria. (2009). What dríves the forn-lation of lvaluablej university-industry iinkages? lnsights from the wine industry. Research Policy, 38, 906-921.
Liu, Feng-chao, Simon, Denis Fred, Sun, Yu-tao, & Cao, Cong. (2011). China’s innovation policies: Evolution, institutional structure, and trajectory. Reserch Policy 40 917- 931.
Lundvall, B. A., & Borrás, S, (2005). Science, technology and innovation policy. In J. Fagerberg, D. C. Mowery & R. R. Nelson (Eds.), The Oxford Handbook of innovation (pp. 599-631). Oxford: Oxford University Press.
Martínez-Fuentes, J., Galluty, A. J. Meroño, & Ríos-Díaz, J. (2010). El factor de impacto como criterio para la evaluación de la producción y la calidad científica Rey lberoarn Fisioter kinesiol, 13(1), 29-36.
Niedergassel, Benjamin, & JensLeker. (2011). Different dimensions of knowledge in cooperative R&D projects of university scientists Technovation 31, 142-150.
Palumbo, Riccardo, & Berardino, Daniela Di. (2010), Scientific network and performance of human resources: Evidence from Italian University in Chemistry field. Procedia Social and Behavioral Sciences 2 5304-5312.
Pareja, Ignacio Velez, & G., Ricardo Davila L. De. (1984). De la Investigación Universitaria en Colombia. Educación Superior y Desarrollo, 3(1, Ene-mar), 48-54.
Ponomariov, Branco L., & Boardman, R Craig. ( 2010). Influencing scientists' collaboration and productivity patterns through new institutions: University research centers and scientific and technical human capital. Research Policy, 39 613-624.
Portuondo-Padrón, Roberto, Basulto-Morales, Carlos, & Gómez-Pérez, Alonso (Eds.). (2004). Didáctica para Escuelas Preparatorias: Universidad de Camagüey
Sagasti, F. (1989). Science and technology policy research for development: an overview and some priorities from a Latin American perspectiva. Bulletin of Science, Technology & Society 9, 50-60
San-Román, Antonio Pulido. (2006). Investigación, innovación y universidad en la nueva sociedad del conocimiento. Encuentros Multidisciplinares, 22(Eriero-abril), 1-7. Retrieved from www.encuentros¬multidisciplinares.org/Index,htm website:
SIR. (2011). Ranking Iberoamericano SIR 2011. Retrieved from http://~.scimagolab.corn Tarapanoff. Kira. (1992). A política científica e tecnológica no Brasil.- o papel do IBICT. Ci. live., Brasília, 21(2)(mayo-agosto), 149-158
Ynalvez, Marcus Antonius, & Shrum, Wesley M. (2011). Professional networks, scientific collaboration, and publication productivity in resource-constrained research institutions in a developing country. Research Policy, 40, 204-216.