Novos meios e velhos desafios para jornalistas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Xosé López García
Alba Silva Rodríguez
Carlos Toural Bran

Resumo


O perfil do jornalista mudou ao longo dos anos, mas a sua função essencial de mediação através da interpretação dos acontecimentos de interesse geral não mudou. O jornalista sempre atuou como um intermediário entre a sociedade e o que nela acontece. Esse era o papel no passado e esse é o papel no presente. Neste artigo, elaborado a partir de pesquisas do grupo Novas Mídias de Santiago de Compostela sobre as mudanças na produção de informação na mídia atual e nos perfis profissionais que a mídia de massa exige. Analisamos aspectos de mudança no campo da comunicação e as alternativas para a prática de um jornalismo de maior qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarcíaX. L., RodríguezA. S., & BranC. T. (2014). Novos meios e velhos desafios para jornalistas. AXIOMA, 1(12), 34-39. Recuperado de http://pucesinews.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/396
Seção
INVESTIGACIÓN

Referências

Altheide, D. y Snow, R. (1991). Media worlds in the postjournalism era. New York: Aldine de Gruyter.
Borrat, H. (2006). Los periódicos, narradores en interacción. En, Fontcuberta, M. de Borrat, H., Periódicos: sistemas complejos, narradores en interacción. Buenos Aires: La Crujía.
Campos, F. (2011). “Las nuevas tendencias de gestión de la empresa mediática”. En El nuevo escenario mediático, F. Campos Freire (coord.). Sevilla-Zamora: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones
Díaz Noci, J. (2005). “Periodismo en Internet: Investigar los nuevos medios”. En Investigar sobre periodismo II, X. López García, X. Pereira Fariña y X. Villanueva Rey (edits.). Santiago de Comp-sotela: Servicio de Publicacións da Universidade de Santiago.
Goodwin, H.(1999). Por un periodismo independiente. Cómo defender la ética. Santafé de Bogotá: Tercer Mundo Editores.
Hallin, D. (1992). Journal of Communication. The passing of the “high modernism” of American journalism, Volumen. 42 (3), 14-25
Hanry, N. (2007). American carnaval: Journalism under siege in an age of new media. Berkeley: University of California Press
Kovach, B. y Rosenstiel, T. (2003). Los elementos del periodismo. Madrid: Ediciones El País.
Martínez Albertos, J.L. (2001). “Comunicación de masas frente a comunicación individualizada”. En Estudios de Periodística IX, VV.AA. Madrid: Fundación Cultural Forum Filatélico.
Gómez Mompart, J.L. y Marín Otto, E. (1999). “De los nuevos reporteros al periodismo digital”. En Historia del periodismo universal, J.L. Gómez Mompart y E. Marín Otto (edits.). Madrid: Editorial Síntesis
Meyer, P. (2004). The vanishing newspaper. Columbia: University of Missouri Press.
Núñez Ladeveze, L. (1995). Introducción al periodismo escrito. Barcelona: Editorial Ariel.
Picard, R. G. (2012). La creación de valor y el futuro de las empresas informativas. Por qué y cómo el periodismo debe cambiar para seguir siendo relevante en el siglo XXI. Porto: Editora Media XXI.
Prado, E.(2000). “El lenguaje multimedia. Una nueva forma de comunicación”. En Comunicar no século XXI, X. López García y X. Soengas Pérez. Santiago de Compostela: Servicio de Publica-cións da Universidade de Santiago
Waisbord, S. (2012). Revista Telos (Cuadernos de Comunicación e Innovación),. Repensar la agenda de investigación de la academia globalizada. Número 90, enero-marzo de 2012.