O potencial das universidades equatorianas e da UTN em particular para publicar seus resultados científicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

María Elena Mesa

Resumo

A Universidad Técnica del Norte (UTN), localizada na Zona 1 do norte do Equador na província de Imbabura, possui um centro de informação com equipamentos adequados e profissionais qualificados que se dedicam ao seu trabalho de informar, através dos meios de comunicação tradicionais, os serviços oferecidos pela comunidade universitária. Este centro oferece acesso a todos os bancos de dados oferecidos pelo convênio entre o SENECYT e a UTN. Estão incluídos livros científicos especializados e periódicos de todo o mundo, uma coleção de livros em formato impresso e digital e teses. Além disso, possui um valioso acervo de documentos audiovisuais e multimídia. Apesar desta riqueza de informações, devidamente processadas e organizadas, a universidade mantém um baixo índice de produção científica e, portanto, baixa visibilidade nacional e internacional. O que é urgentemente necessário é a implementação de estratégias que ajudem a lidar com essas barreiras que afetam diretamente as atividades acadêmicas, investigativas e de tomada de decisão. Este artigo apresenta pesquisas sobre as causas que impedem uma maior produtividade científica de professores e pesquisadores da UTN e nacionalmente por meio de pesquisas bibliográficas destacando pesquisas anteriores e seus resultados no Equador e fontes estrangeiras. A segunda parte identifica as causas que impedem uma maior produção científica dos docentes e pesquisadores por meio de levantamentos, realizados no início e no final, sobre conhecimentos aplicados em oficinas ministradas na Universidade. Por fim, propõe uma estratégia de treinamento para o manejo adequado da informação disponível na universidade, sua busca e recuperação, e sua organização pelo software de gestão bibliográfica Myendnoteweb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MesaM. E. (2014). O potencial das universidades equatorianas e da UTN em particular para publicar seus resultados científicos. AXIOMA, 1(12), 47-55. Recuperado de http://pucesinews.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/398
Seção
DOCENCIA

Referências

Aguiar Falconi, R. (2005). Análisis e indicadores de la Producción Científica del 2003. Informe presentado al Consejo de Educación Superior (CONESUP). Recuperado de http://ecuadoruniversitario.com/noticias_destacadas/existe-investigacion-cientifica-pero-los-investigadores-no-publican/
Almeida Campos, S., Bolaños Ruiz, O. y Acosta Bolaños, L. (2013). Las competencias informacionales en gra-duados de la Universidad de Ciencias Médicas de Matanzas. Revista cubana de información en salud, 24 (4)
Bruque, S. (2013) La producción científica en Ecuador en el contexto latinoamericano. Conferencia dictada en la Escuela Politécnica Nacional de Quito, 19 de septiembre del 2013
Chávez, Caridad F. y Dailyn Rodríguez (2012). Bibliotecas digitales gestionadas sobre Greenstone. Alterna-tiva de integración Latinoamericana. Ciencias de la Información, 43(2)
Durán Lengua, M., Gaitán Ibarra, R. y Tadeo Olivero, J. (2013) Búsqueda en bases de datos sobre la acti-vidad biológica de moléculas quinoides. Revista cubana de información en salud, 24 (4)
Ecuador. Asamblea Nacional. (2011) Ley Orgánica de Educación Intercultural, Quito- Ecuador, R.O. N° 417 del 31 de marzo del 2011
Ecuador (2013). Plan nacional del Buen Vivir 2009-2013. Construyendo un estado plurinacional e intercul-tural. Quito: Asamblea Nacional.
¿Qué pasa en Ecuador en materia de ciencia, tecnología e innovación? (2013). Recuperado de http://ecuado-runiversitario.com/ciencia-y-tecnologia/que-pasa-en-ecuador-en-materia-de-ciencia-tecnologia-e-innovacion/
López Cozar, E. (2013). Indicadores bibliométricos para la evaluación de las publicaciones científicas. Cur-so impartido dentro del Máster de Formación del Profesorado en la Universidad de Las Palmas de Gran Canarias el 8 de marzo de 2013
Mesa-Fleitas, Ma. E. et al. (2013). Creación del Centro de Estudios informétricos de la UTN. Proyecto de investigación. Ibarra: UTN, aprobado julio 2013.
Mesa-Fleitas, Ma. E., Rodríguez Sánchez, Y. y Savigne Chacón, Y. (2006). EvaCyT: una metodología alter-nativa para la evaluación de las revistas científicas en la región iberoamericana. Acimed 14(5)
Mesa-Fleitas, Ma. E., Van Hooydonk, G. y Miranda, I. (2005). El impacto de las revistas científicas no ISI, a través del indicador visibilidad-impacto: una alternativa para la región. Ciencias de la Información, 36 (2) ago.
Mesa-Fleitas, Ma. E. (2005). Aplicación de las herramientas métricas de la información a la construcción de los indicadores de la ciencia e innovación tecnológica p. 161-176. En: Información sin fronteras: com-partición de experiencias sobre bibliotecas y centros de información. Javier Tarango, Gerardo Ascencio y Patricia Murguía (compiladores). Chihuahua: Universidad de Chihuahua.
Paz y Miño, P. (2013). Seminario Internacional “Herramientas para la difusión del conocimiento científico. El Telégrafo, septiembre del 2013, Quito.
Ramírez, R. (2013). Proyecto Yachay. Recuperado de http://ecuadoruniversitario.com/noticias-universita-rias/el-proyecto-yachay-cree-en-la-inversion-extranjera-de-alta-tecnologia/
Ramírez, R. (2011). Transformar la universidad para transformar la sociedad. Quito: Senescyt.
Sánchez, O.E, Rodríguez, J.G.; Mesa, Ma. El., Valls, J. y Canales, H. (2004). A methodology for the selective dissemination of information using EBSCO research database service. Revista de Salud Animal, 26(2) 102-107
Torres-Salinas, D. y Jiménez-Contreras, E. (2012). Hacia las unidades de Bibliometría en las universidades: modelo y funciones. Revista Española de Documentación Científica, 35, 3, julio-septiembre, 469-480
Universidad de las Palmas de Gran Canaria (2013). Indicadores y herramientas de valoración de las revis-tas científicas. Recuperado de http://biblioteca.ulpgc.es/valoracion_revistas, septiembre 27 del 2013.
Unesco (1974). Sistemas nacionales de ciencia, tecnología e innovación en América Latina y el Caribe.Roma: Oficina regional de ciencia para América Latina.
Zulueta M. Á., Cabrero, A. y Bordons, M. (1999). Identificación y estudio de grupos de investigación a tra-vés de indicadores bibliométricos. Revista Española de Documentación Científica, 23(3) julio-septiembre.