Estudo preliminar sobre estratégias de aprendizagem em estudantes universitários calouros, Pontifícia Universidade Católica do Equador Sede de Santo Domingo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Andrés Santibáñez Bravo
Ángel Ramón Sabando García

Resumo

Este estudo busca determinar as estratégias de aprendizagem de estudantes equatorianos e sua correlação com algumas variáveis ​​socioeducativas, como uma abordagem inicial para um diagnóstico posterior dos processos de aprendizagem associados ao desempenho acadêmico no primeiro semestre da faculdade. A universalização da educação superior no Equador através da gratuidade, os processos seletivos no acesso à universidade e as carências acadêmicas decorrentes do sistema escolar impõem sérios desafios ao acompanhamento formativo das instituições, ao ensino dos professores e ao sucesso do os alunos até a formatura e posterior titulação. A amostra do estudo corresponde ao total de 168 calouros em 8 carreiras escolares da Pontifícia Universidade Católica do Equador Sede de Santo Domingo aos quais foi aplicado o questionário abreviado ACRA. Os resultados estabeleceram apenas correlações significativas entre a variável socioeducativa ensino médio (instituição de ensino de origem) e a Dimensão 1 denominada Estratégias de controle cognitivo e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Santibáñez BravoM. A., & Sabando García Ángel R. (2016). Estudo preliminar sobre estratégias de aprendizagem em estudantes universitários calouros, Pontifícia Universidade Católica do Equador Sede de Santo Domingo. AXIOMA, (15), 86-95. Recuperado de http://pucesinews.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/465
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Marcos Andrés Santibáñez Bravo, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Viceprorrector, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo (PUCE-SD)

Ángel Ramón Sabando García, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo.

Docente investigador, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo (PUCE-SD)

Referências

Biggs, J. (1993) What do inventories of students’ learning processes really measure? A theoretical review an clarification. British Journal of Educational Psychology,63, 3-19.
Biggs, J. (2005) Calidad del aprendizaje universitario, Narcea.
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (2010). Los herederos: los estudiantes y la cultura. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI Editores.
Chain, R,. Cruz, N., Martínez, M. y Jácome, N., (2003), Examen de selección y probabilidad de éxito escolar en estudio superiores. Estudio en una universidad pública estatal mexicana. Revista electrónica de investigación educativa, 5 (1). Recuperado el 03 de septiembre de 2014 de http://redie.uabc.mx/vol5no1/contenido=chain.htpl
De la Fuente, Jesús y Justicia, Fernando (2003) “Escalas de estrategias de aprendizaje ACRA-abreviada para alumnos universitarios” en Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa y Psicopedagógica, N°1(2), pp. 139-158. Recuperado de http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/articulos/2/espannol/Art_2_16.pdf
Dubet, Francois, (2009) La escuela de las oportunidades: ¿qué es una escuela justa? Gedisa, España.
Gallego, J. (2008). Análisis de evaluación crítica del programa de inducción a la vida universitaria (PIVU) de la Universidad de Antioquia en las subregiones del departamento. Trabajo de Investigación. Facultad de Educación. Universidad de Antioquia. Medellín. Colombia.
Gargallo B. Garfella P. y Pérez C. (2006).Enfoques de aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Universidad de Valencia, España.
IESALC-UNESCO (2005) Estudio sobre la repitencia y deserción en la educación superior chilena, Digital Observatory for Higher Education in Latin America and the Caribbean. Recuperado de http://www.alfaguia.org/alfaguia/files/1318975876Estudio%20sobre%20la%20repitencia%20y%20desercion%20en%20la%20educacion%20superior%20chilena.pdf
Juárez, Carlos; Rodríguez, Gabriela y Montijo, Elba (2012) “El cuestionario de estilos de aprendizaje CHAEA y la escala de estrategias de aprendizaje ACRA como herramienta potencial para la tutoría académica” en Revista Estilos de Aprendizaje, nº10, Vol 10, p. 1-31. Recuperado de http://www.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_10/articulos/Articulo10.pdf
LOES (2010) Ley Orgánica de Educación Superior. (2010). Revisado el 01 de septiembre del 2014. Recuperado de http://www.ces.gob.ec/descargas/ley-organica-de-educacion-superior
Marton, F. & Säjlö, R. (1976a). On qualitative differences in learning. I—outcome and process. British Journal of Educational Psychology, 46, 4–11.
Molina, M.D; Mulero, J.; Nueda, M.J. y Pascual, A. (2013) Estadística aplicada a las ciencias sociales, Universidad de Alicante, Alicante (España).
Martinez-Padilla, Jaime h y Perez-Gonzalez, Jorge A. Efecto de la Trayectoria Académica en el Desempeño de Estudiantes de Ingeniería en Evaluaciones Nacionales.Form. Univ. [online]. 2008, vol.1, n.1 [citado 2015-07-19], pp. 3-12. Recuperado de http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062008000100002.
Muñoz Q., M. (2005). Estrategias de aprendizaje en estudiantes universitarias. Revista Electrónica de Psicología Científica.com. Recuperado el 02 de septiembre de 2014 de http://psicologiacientifica.com/bv/psicologia-62-1-estrategias-de-aprendizaje-en-
Recio Saucedo, M. & Cabrero Almenara, J. (2005). Enfoques de aprendizaje, rendimiento académico y satisfacción de los alumnos en formación en entornos virtuales. Revista de Medios y Educación, 25, 93-115. Recuperado de http://www.tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/jca8.pdf
Restrepo, Luis y González, Julián (2007) De Pearson a Spearman, Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias, Universidad de Antioquia, Número 20:183-192, Colombia. Recuperado de http://rccp.udea.edu.co/index.php/ojs/article/viewFile/274/271
Román F., N. y Gallego, S. (1998; 2001). Escala de estrategias de aprendizajes (ACRA). Madrid: TEA Ediciones, S. A
Salazar., D. (2001). Incidencia de la prueba de actividad académica tomada en el proceso de admisión, sobre el rendimiento académico dentro de la ESPOL. Ingeniero en estadística informática. Instituto de Ciencias Matemáticas. ESPOL. Guayaquil. Ecuador. P. 127: Recuperado el 04 de septiembre de 2014 de http://www.dspace.espol.edu.ec/handle/123456789/5959
Sarzoza Herrera, Silvia (2007), Enfoques de aprendizaje y formación por competencias en la educación superior Tesis doctoral. Universidad de Granada, España.
Sanmartí, N., Jorba, J. e Ibáñez, V. (2000). Aprender a regular y autorregularse. En J. I. Pozo y C. Monereo. (Coords.): El aprendizaje estratégico. Enseñar a aprender desde el currículo (pp. 301-322). Madrid: Aula XXI/Santillana.
Soria-Barreto, Karla y Zuñiga-Jara, Sergio. Aspectos determinantes del éxito académico de estudiantes universitarios. Form. Univ. [online]. 2014, vol.7, n.5, pp. 41-50. ISSN 0718-5006. Recuperado de http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062014000500006.
Valle, A.; González, r.; Núñez, J.; Suárez, J.; Piñeiro, I. y Rodríguez, S. (2000) Enfoques de aprendizaje en estudiantes universitarios. Psicothema, 12 (3), 368-375.
Vélez, Amparo y López Daniel (2004), Estrategias para vencer la deserción universitaria, Educación y Educadores, Universidad de La Sabana, Cundinamarca, Colombia, año/vol. 007, pp 177-203.
Viteri, Darío y Uquillas Andrés (2011) Estudio sobre la deserción estudiantil en la Pontificia Universidad Católica del Ecuador - Matriz, en los niveles 1ro, 2do y 3ero de todas las Facultades y Escuelas del primer semestre del año académico 2007-2008, previa para la obtención del título de Psicólogo Educativo, Quito.