Dimensões da responsabilidade social em instituições de saúde e microempresas do meio social destinatário do Núcleo La Liria da Universidade de Los Andes Mérida-Venezuela
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Atualmente, a Responsabilidade Social representa um compromisso institucional, com ênfase nos valores sociais, organizacionais e pessoais. A presente pesquisa mostra os resultados da primeira fase do macroprojeto denominado Desenhar um Plano Estratégico de Responsabilidade Social para a Convivência Cidadã nos Espaços do Núcleo La Liria da Universidade de los Andes e seu Destinatário do Meio Social, voltado para o conhecimento e aplicação de ferramentas inerentes às cinco dimensões da responsabilidade social, em 38 instituições de saúde e microempresas próximas ao Nucleus La Liria (04 centros de saúde e 34 microempresas). Para coletar as informações, o Manual de Autoavaliação de Responsabilidade Social Deres (2008) baseia-se na medição do desempenho das condições do ambiente de trabalho, marketing responsável, proteção ambiental, apoio à comunidade, valores e princípios éticos. Dentre as conclusões, destaca-se o pouco conhecimento e aplicação das ferramentas estudadas, resultando como uma dimensão mais relevante, as condições de trabalho e o ambiente.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
UNESCO. (2001). Cátedra UNESCO. Recuperado de http://www.catedraui.iteso.mx/catedra/ p231.html
Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. Gaceta Oficial Nº 5.453 Extraordinario, 24 de marzo de 2.000.
Deres (2008). Manual de Autoevaluación de Responsabilidad Social. Recuperado de http://www.deres.org.uy/descargas_pdf/Manual_del_Facilitador.pdf
Filas, R. (1999). Derecho del Trabajo. Argentina: Librería Editora Platense.
Garza, J., & Patiño, S. (2007). Educación en Valores. México: Editorial Trillas. Recuperado de http://conviveencomunidad.blogspot.com/2013/05/que-es-convivencia-y-cuales-son-sus.html http://www.viaeducation.org/html/que-02.htm
Ley Orgánica de Condiciones y Medio Ambiente de Trabajo. Gaceta Oficial, 38.236, 26 de julio de 2005.
Ley Orgánica de Prevención, Condiciones y Medio Ambiente de Trabajo. Gaceta Oficial N° 38.236, 26 de julio de 2005
Ley Orgánica de los Consejos Comunales, Gaceta Oficial N° 39.335, 28 de diciembre de 2009.
Comisión de las Comunidades Europeas. (2001). Libro Verde. Fomentar un marco europeo para la responsabilidad social de las empresas. Recuperado de http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/PDF/?uri=CELEX:52001DC0366&from=ES
Jáuregui, A. (2002, junio 20). Desarrollo comunitario, opción al alcance de todos. Recuperado de http://www.gestiopolis.com/canales/economía/artículos/39/comunidad.htm
Lambin, J., Gallucci., C. y Sicurello, C. (2009). Dirección de marketing: gestión estratégica y operativa del mercado. México: Mc. Graw-Hill.
Norma Internacional ISO 26000:2010. Guía de Responsabilidad Social: Primera Edición Noviem-bre 01 de 2010
Rodríguez, J. (2007). Responsabilidad social corporativa y análisis económico: práctica frente a teoría. Ekonomiaz, 2 (65), 12-49
Rossi, E. (2010). Marketing Responsable. Notas en Turismo y Economía. (II) 2010. 83-92. Re-cuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/15778/ Documento_com-pleto.pdf?sequence=1
Santesmases, M. (1999). Marketing, conceptos y estrategias. España: Pirámide. Madrid.
Sherman, A. W. y Bohlander, G. W. (1994). Administración de recursos humanos. México: Grupo Editorial Iberoamericana.
Stoner, J. y Freeman, E. (2011). Administración. (3ra Ed.) México: Prentice Hall