Comunicação: Um recurso indispensável para a gestão empresarial na indústria moderna
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
e análise que permite identificar as suas qualidades, pontos fortes e fracos, tornando cada uma delas entidades únicas e diferentes
das restantes. . As organizações buscam, por meio de seus processos operacionais, obter benefícios econômicos ou comerciais por meio da
produção de bens ou serviços que atendam determinados tipos de mercados, utilizando-se de processos de gestão da comunicação bem
estruturados, ordenados e planejados pelos gestores organizacionais.
Este manuscrito visa destacar a importância da comunicação como elemento-chave e recurso essencial para a gestão empresarial na indústria
moderna. O documento é baseado em um estudo bibliográfico, descritivo ou correlacional que é composto por várias seções, portanto, no
início do texto, começa por analisar e contrastar teorias e pensamentos de vários autores compreendidos na matéria em questão, depois uma
breve olhar para o passado na comunicação, posteriormente, elementos como a estratégia de comunicação, vantagens de um bom sistema de
comunicação na empresa, sua importância e para finalizar os fluxos de comunicação nas organizações modernas são vinculados ao texto.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Bernays, E. (1961). Your future in Public Relations. NY, USA: Ed. R. Rosen Press Inc.
Burgueño, J. (2015). Comunicación institucional para periodistas. Manual práctico de comunicación y relaciones públicas. Barcelona: UOC.
Carvajal, G., Ormeño, J., Sanz, L., Valverde, M. (2018). Técnicas de administración básicas. Madrid: EDITEX
Castro, A. (2017). Manual práctico de comunicación organizacional. Barranquilla: VERBUM
Contreras Delgado, O. E., Garibay Rendón, N. E. (2020). Comunicación organizacional. Historia, desarrollo y perspectivas de un concepto en constante construcción en América Latina. InMediaciones de la Comunicación, 15(2), 43-70. DOI: http://doi.org.10.18861/ic.2020.15.2.3018
David, F. (2003). Conceptos de administración estratégica. México DF: Prentice Hall, Inc.
Diaz, G., Guambi, D. (2018). La innovación: baluarte fundamental para las organizaciones. INNOVA Research Journal, 3(10.1), 212-229
Díaz Muñoz. G. A., Valdes Alarcón, M. E., Quintana Lombeida, M.D. (2018). La gestión del conocimiento en el ámbito empresarial. UNIANDES EPISTEME: Revista de Ciencia, Tecnología e Innovación, 5(2), 133-148.
Fernández, C., Galguera, L. (2009). Teorías de la comunicación. México, D. F.: McGraw-Hill.
Fernández, M., Sánchez, J. (1997). Eficacia organizacional. Concepto, desarrollo y evaluación. Madrid: Díaz de Santos, S.A.
García, J. (1998). La comunicación interna. Madrid: Ediciones Díaz de Santos, S. A.
Gruning, J., Hunt, T. (2007). Dirección de Relaciones Públicas. Girona: Gestión 2000
Ladrón de Guevara, M. (2018). Técnicas de recepción y comunicación. España: Editorial TUTOR FORMACIÓN
Neira, J. (2018). Teleasistencia. Madrid: EDITEX.
Nosnik, A., Rincón, J., y Sierra, M. (2005). La investigación de la comunicación organizacional en México. En J. C. Lozano Rendón, La comunicación en México: Diagnósticos, balances y retos. (p. 327-367). Puebla: CONEICC y Tecnológico de Monterrey.
Oliva J. (2020). Sobre la importancia de contextualizar las investigaciones en didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 17(1), 1001-1014.
Oviedo, A. (2018). Cómo hacer una auditoría interna ISO 9001:2015. México DF: Editorial Norma.
Oyarvide, H., Reyes, E., Montaño, M. (2017). La comunicación interna como herramienta indispensable de la administración de empresas. Revista científica dominio de las ciencias, 3 (4), 296-309.
Palacios, J. (2015). Historia y avances en la investigación en comunicación organizacional. REVISTA INTERNACIONAL DE RELACIONES PÚBLICAS, 10 (5), 25-46.
Pineda, A. (2020). La comunicación organizacional en la gestión empresarial: retos y oportunidades en el escenario digital. Revista GEON (gestión, organizaciones y negocios), 7 (1), 9-25.
Pintado, T., Sánchez, J. (2017). Nuevas tendencias de la comunicación estratégica. Madrid: ESIC EDITORIAL.
Project Management Institute. (2017). Guía de fundamentos para la dirección de proyectos. Pennsylvania: Project Management Institute, Inc.
Rebeil, M. A. (1998). Perfiles de la comunicación en las organizaciones. México, D.F.: Plaza y Valdés.
Rebeil, M. A., Montoya, A. (2006). Micro, pequeñas y medianas empresas. Unidades organizacionales, unidades comunicacionales. México, D.F.: Trillas; Universidad Anáhuac.
Sánchez, M. (2014). Comunicación efectiva y trabajo en equipo. Madrid: EDITORIAL CEP S.L.
Timoteo, J. (2013). Manejo de la comunicación organizacional. Madrid: Ediciones Díaz de Santos.
Van-der, C., Román, H. (2015). El libro de las habilidades de comunicación. Madrid: Díaz de Santos.
Torres, C. (2017). Gestión del equipo de trabajo en el almacén. Málaga: IC Editorial.
Zapata, L. (2016). Industria de la comunicación y economía digital: Guía básica del Dircom. Barcelona: Editorial U OC.
Zapata, R., Dalouh, R., Caballero, V., Gonzáles, A. (2017). Educación, salud y TIC en contextos multiculturales: nuevos espacios de intervención. Madrid: Almería