Competências de ensino para adaptação ao uso de TIC no processo de ensino de estatística
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pergunta de pesquisa que o trabalho acadêmico abordará é: Como as competências de ensino precisam ser adaptadas ao uso das TIC no processo de ensino de estatística? O principal objetivo desse estudo acadêmico é identificar as competências que os professores precisam desenvolver para se adaptarem ao uso das TIC. Os objetivos específicos são descrever e caracterizar as competências digitais necessárias para o ensino de estatística. A abordagem metodológica deste estudo é qualitativa e descritiva em seu escopo. Foi realizada uma revisão sistemática das informações, seguindo algumas etapas propostas pela declaração PRISMA. Além disso, foi feita uma triangulação das informações para aumentar a confiabilidade das fontes bibliográficas usadas na conceituação. Com relação às descobertas mais relevantes deste trabalho, a ênfase excessiva nas competências digitais fez com que a pesquisa negligenciasse as competências emocionais, o que pode ter consequências negativas para a prática docente e para o bem-estar pessoal e profissional da comunidade educacional. Além disso, outra descoberta foi que o modelo de competências proposto pela UNESCO busca atender às necessidades dos professores em uma variedade de contextos, enquanto o modelo da Comissão Europeia se concentra nas necessidades mais específicas dos países membros da União Europeia. Além disso, uma das conclusões mais relevantes foi que a integração efetiva das TICs no processo de ensino de estatística requer uma abordagem holística, abordando tanto as habilidades técnicas quanto as competências pedagógicas e emocionais dos professores.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Carneiro, R. (2021). Las TIC y los nuevos paradigmas educativos: La transformación de la escuela en una sociedad que se transforma. En Los desafíos de las TIC para el cambio educativo (pp. 14-27). Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).
Castells, M. (2000). Internet y la Sociedad Red. Conferencia de Presentación del Programa de Doctorado sobre la Sociedad de la Información y el Conocimiento.
CEPAL. (2013). Economía digital para el cambio estructural y la igualdad.
Cobos, J., Jaramillo, L., & Vinueza, S. (2019). Las competencias digitales en docentes y futuros profesionales de la Universidad Central del Ecuador. Revista Cátedra, 2(1), Article 1.
Comisión Europea. (2017). Marco europeo de Competencias Digitales para los Ciudadanos. Oficina de Publicaciones de la Unión Europea.
Denzin, N. (1978). The Research Act: A Theoretical Introduction to Sociological Methods. McGraw-Hill.
Esteve, F., Castañeda, L., & Adell, J. (2018). Un Modelo Holístico de Competencia Docente para el Mundo Digital. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 105-116.
Flick, U. (2018). An Introduction to Qualitative Research. SAGE Publications.
Garzón, C. (2021). Las competencias docentes en el siglo XXI de cara a la virtualidad de la educación con ocasión del Covid-19. Revista Boletín REDIPE, 10(5), Article 5.
González, M. (2021). Competencias digitales del docente de bachillerato ante la enseñanza remota de emergencia. Apertura, 13(1), Article 1.
Hernández-Sampieri, R., Fernández, C., & Baptista, M. del P. (2014). Metodología de la Investigación (Sexta edición). McGRAW-HILL. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Krüger, K. (2006). El concepto de «sociedad del conocimiento». Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, 11(683), Article 683.
Organización de las Naciones Unidas, para la Educación, & Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO (Orientaciones educativas 3; Número 3, pp. 1-64). UNESCO.
Rambay, M., & De la Cruz, J. (2020). Desarrollo de las competencias digitales en los docentes universitarios. In Crescendo, 11(4), Article 4.
Redecker, C. (2017). Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores: DigCompEdu. Prodigioso Volcán.
Rodríguez, M., Palomero, J., Fernández, M., Fernández, E., & Teruel, M. (2018). La Formación del Profesorado en Educación Mediática. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 1-34.
Salinas, J., De Benito, B., & Lizana, A. (2014). Competencias docentes para los nuevos escenarios de aprendizaje. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 79(28.1), Article 28.1.
Toribio-López, A., & Deroncele-Acosta, Á. (2022). Competencia humorística docente: Definición, modelo y rúbrica de evaluación. Revista Conrado, 18(84), Article 84.
Torres, A., Badillo, M., Valentin, N., & Ramírez, E. (2014). Las competencias docentes: El desafío de la educación superior. Revista Innovación Educativa, 14(66), Article 66.
Valverde-Berrocoso, J., González-Fernández, A., & Acevedo-Borrega, J. (2022). Desinformación y multialfabetización: Una revisión sistemática de la literatura. Revista Científica de Educomunicación, 70, Article 70.
Villarreal-Villa, S., García-Guliany(, J., Hernández-Palma, H., & Steffens-Sanabria, E. (2019). Competencias Docentes y Transformaciones en la Educación en la Era Digital. Revista Formación Universitaria, 12(6), Article 6.
Zabalza, M. (2006). Competencias docentes. En La universidad y la docencia en el mundo de hoy (p. 142). Pontificia Universidad Javeriana.