Modelo de gestão do conhecimento solidário, caminho para a inovação social
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pesquisa apresenta os resultados do projeto realizado no âmbito do Contrato RC0012-2014 Fiduciaria Bogotá como representante do patrimônio autônomo denominado Fundo Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação Francisco José de Caldas e a Corporação Regional Politécnica do Ensino Superior CPRES para o criação de empresas solidárias como estratégia de inovação social em populações vulneráveis, através do modelo de Micro franquias nos departamentos de Santander, Boyacá, Cundinamarca e Meta. A sua execução estruturou-se em quatro fases: 1) identificação e seleção dos beneficiários, 2) Caracterização e seleção dos negócios com potencial microfranchizável, 3) desenvolvimento do modelo e embalagem solidária; 4) start-up, follow-up e acompanhamento. A abordagem metodológica implementada (mista) permite concluir que são geradas oportunidades de rendimento nos participantes. Na fase inicial do projeto não é rentável ou autossustentável, mas gera um impacto positivo no microcrédito e seus familiares involuntariamente a partir de sua aplicação. Os participantes foram IOM - IOM, (MinCIT) Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, Unidade Administrativa Especial de Organizações de Solidariedade, Agência Nacional para a Superação da Pobreza Extrema (ANSPE)
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Bacon, N., Faizullah, N., Mulgan, G., Y Woodcraft, S. (2008). How local areasinnovatetoaddress-changing social needs. NESTA. Recuperado de https://youngfoundation.org/publica-tions/transformers-how-local-areas-innovate-to-address-changing-social-needs/
Bardin, L. (1991). Análisis de contenido. Madrid, España: Ediciones Akal.
Becerra-Arévalo, Y. (2015). Sistema general de regalías: nuevos recursos para la ciencia, tec-nología e innovación en Colombia. Revista CEA, 1(1), 75-91.
Buckland, H., y Murillo, D. (2014). La Innovación Social en América Latina. Marco conceptual y agentes. Fondo Multilateral de Inversiones (BID), ESADE, Universidad Ramon Llull e Instituto de Innovación Social. Recuperado de http://proxymy.esade.edu/gd/facultybio/publicos/1431613105032_ESADE-FOMIN-La-innovacion-social-en-America-Latina-Marco-conceptual-y-agentes-1.pdf
Echeverría, J. y Merino, L. (2011). Cambio de paradigma en los estudios de innovación: el giro social de las políticas europeas de innovación. Arbor187 (752), 1031-1043.
Probst, G., Raub S., Romhardt, K. (1997). Wissen Managen. Wie Unternehmenihre Wervouste Ressource optimal nutzen.Wiesbaden, Alemania: Gabler.
Hernández, R., Collado, C. y Baptista P. (2010). Metodología de la Investigación. México: Mc Graw-Hill Interamericana.
Herrera, F. (2014). Construcción de marca país como instrumento de política exterior colombiana. (Tesis de Maestría). Universidad Javeriana, Colombia.
Mumford, M., Scott, M., Gaddis, B., y Strange, J. (2002). Leadingcreativepeople: Orchestratingexpertise and relationships. Theleadershipquarterly, 13(6), 705-750.
Murray, R., Caulier-Grice, J. y Mulgan, G. (2010). The open book of social innovation. London: National endowment for science, tehnology and the art.
Murray, R., Caulier-Grice J., y Mulgan G. The open book of social innovation (2010). Tercer Sector, 233.
Peralta, D., y Aguja, F. (2015). Percepción académica sobre la evaluación en el contexto universitario modalidad a Distancia Tradicional y virtual. Cultura Educación y Sociedad, 6(1).
Phills, J., Deiglmeier, K., y Miller, D. (2008). Rediscovering social innovation. Stanford Social Innovation Review, 6(4), 34-43