Pedagogia, Ciência Orientadora da Andragogia: Uma Análise Crítica do Papel do Professor na Educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Consuelo del Rocío Perez
Paulina Fabiola Zary Corral

Resumo

Pedagogia e andragogia são consideradas disciplinas educacionais distintas, porém, seus campos e formas de atuação na prática educativa revelam-se aspectos de um mesmo par dialético: guias e educação. Em seguida, realiza uma análise comparativa que determina a correspondência, permitindo concluir que as duas disciplinas têm como foco a formação de um indivíduo competente para enfrentar os desafios que o mundo atual oferece e sua marcha imparável. O professor, como entidade ativa envolvida na educação, tem o desafio crucial de estar na vanguarda e assumir a educação como o que é ciência e, por meio dela, enfrentar os desafios tecnológicos que caracterizam a educação do século XXI. Portanto, para quem é humano, amor, valores, escuta ativa, inteligência emocional ... são qualidades que prevalecem sobre o saber pedagógico-andragógico; portanto, uma análise crítica em que se propõe o real papel do professor na formação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PerezC. del R., & Zary CorralP. F. (2016). Pedagogia, Ciência Orientadora da Andragogia: Uma Análise Crítica do Papel do Professor na Educação. AXIOMA, 2(13), 33-40. Recuperado de https://pucesinews.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/452
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Consuelo del Rocío Perez, Pontificia Universidad Católica del Ecuador Sede Ibarra

Pontificia Universidad Católica del Ecuador- Sede Quito. Docente en la Facultad de Ciencias de la Educación. Escuela Politécnica Nacional- Sede Quito. Docente en la Facultad de Ingeniería en Sistemas

Paulina Fabiola Zary Corral, Escuela Politécnica Nacional -Sede Quito.

Docente

Referências

Aguilar, M. y Bize, R. (2011). Pedagogía de la intencionalidad: educando para una conciencia activa. Rosario: Homo Sapiens.
Aparici, R. (2010). Conectados en el ciberespacio. Recuperado de https://books.google.com.ec/books?id=EuprFDxMY0UC&lpg=PT249&ots=DpGghzXhOo&dq=aparici%20r%20(2010)%20conectados%20en%20el%20ciberespacio.%20www.uned.es%2Fpublicaciones%20uned%20madrid&hl=es&pg=PT247#v=onepage&q=aparici%20r%20(2010)%20conectados%20en%20el%20ciberespacio.%20www.uned.es/publicaciones%20uned%20madrid&f=false
Ayuste, A., Flecha, R., López, F. y Lleras, J. (1999). Planteamientos de la Pedagogía Crítica. Barcelona: Graó.
Blanco, A. (2009). Aprender a enseñar. Barcelona: Paidós Ibérica, S.A.
Carreño, M., Colmenar, C., Egido, I., y Sanz, F. (2000). Teorías e instituciones contemporáneas de la educación. Madrid: Síntesis.
Chacón, P. (2012). La Andragogía como disciplina propulsora de conocimiento en la educación superior. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1941/194124281003
Colom, A. y Núñez, L. (2001). Teoría de la Educación. Madrid: Síntesis.
Dewey, J. (1960). La ciencia de la educación. Madrid: Síntesis.
Gisbert, M. El profesor del siglo XXI: de transmisor de contenidos a guía del ciberespacio. Recuperado de http://tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/203.pdf
Jabonero, M., López, I. y Nieves, R. (1999). Formación de adultos. Buenos Aires:Lozada.
Knowles, M. (2001). Andragogía, el aprendizaje de los adultos. México: Reproflo,S.A.
Ludojosky, R. (1986). Andragogía Educación del adulto. Buenos Aires: Guadalupe.
Maturana, H. (2007). Emociones y lenguaje en educación y política. Chile: Comunicación noreste c.l.
Mestre, U. Fuentes, H. y Álvarez, H. (2005). Didáctica como ciencia: una necesidad de la educación superior en nuestros tiempos. Recuperado de http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/praxis/n08a03mestre.pdf
Pérez, M. (2013). Andragogía vs. Pedagogía una metamorfosis radical en la educación del siglo XXI. Navarra: Gráficas Proyección.
Paymal, N. (2008). Pedagogía 3000: guía práctica para docentes, padres y uno mismo. Córdoba: Brujas.
Perrenoud, P. (2007). Pedagogía diferenciada: de las intenciones a la acción. Madrid: Popular.
Uzcátegui, R. (2006). Memoria Educativa Venezolana. Una Línea de Investigación para el análisis y seguimiento de la Institucionalidad educativa en Venezuela. Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S0798-97922006000100006&script=sci_arttext
Vigotsky, L. S. (2004). Luria, Leontiev, Vigotsky: Psicología y Pedagogía. Madrid: Akal.