Pedagogia, Ciência Orientadora da Andragogia: Uma Análise Crítica do Papel do Professor na Educação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Pedagogia e andragogia são consideradas disciplinas educacionais distintas, porém, seus campos e formas de atuação na prática educativa revelam-se aspectos de um mesmo par dialético: guias e educação. Em seguida, realiza uma análise comparativa que determina a correspondência, permitindo concluir que as duas disciplinas têm como foco a formação de um indivíduo competente para enfrentar os desafios que o mundo atual oferece e sua marcha imparável. O professor, como entidade ativa envolvida na educação, tem o desafio crucial de estar na vanguarda e assumir a educação como o que é ciência e, por meio dela, enfrentar os desafios tecnológicos que caracterizam a educação do século XXI. Portanto, para quem é humano, amor, valores, escuta ativa, inteligência emocional ... são qualidades que prevalecem sobre o saber pedagógico-andragógico; portanto, uma análise crítica em que se propõe o real papel do professor na formação pedagógica.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Aparici, R. (2010). Conectados en el ciberespacio. Recuperado de https://books.google.com.ec/books?id=EuprFDxMY0UC&lpg=PT249&ots=DpGghzXhOo&dq=aparici%20r%20(2010)%20conectados%20en%20el%20ciberespacio.%20www.uned.es%2Fpublicaciones%20uned%20madrid&hl=es&pg=PT247#v=onepage&q=aparici%20r%20(2010)%20conectados%20en%20el%20ciberespacio.%20www.uned.es/publicaciones%20uned%20madrid&f=false
Ayuste, A., Flecha, R., López, F. y Lleras, J. (1999). Planteamientos de la Pedagogía Crítica. Barcelona: Graó.
Blanco, A. (2009). Aprender a enseñar. Barcelona: Paidós Ibérica, S.A.
Carreño, M., Colmenar, C., Egido, I., y Sanz, F. (2000). Teorías e instituciones contemporáneas de la educación. Madrid: Síntesis.
Chacón, P. (2012). La Andragogía como disciplina propulsora de conocimiento en la educación superior. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1941/194124281003
Colom, A. y Núñez, L. (2001). Teoría de la Educación. Madrid: Síntesis.
Dewey, J. (1960). La ciencia de la educación. Madrid: Síntesis.
Gisbert, M. El profesor del siglo XXI: de transmisor de contenidos a guía del ciberespacio. Recuperado de http://tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/203.pdf
Jabonero, M., López, I. y Nieves, R. (1999). Formación de adultos. Buenos Aires:Lozada.
Knowles, M. (2001). Andragogía, el aprendizaje de los adultos. México: Reproflo,S.A.
Ludojosky, R. (1986). Andragogía Educación del adulto. Buenos Aires: Guadalupe.
Maturana, H. (2007). Emociones y lenguaje en educación y política. Chile: Comunicación noreste c.l.
Mestre, U. Fuentes, H. y Álvarez, H. (2005). Didáctica como ciencia: una necesidad de la educación superior en nuestros tiempos. Recuperado de http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/praxis/n08a03mestre.pdf
Pérez, M. (2013). Andragogía vs. Pedagogía una metamorfosis radical en la educación del siglo XXI. Navarra: Gráficas Proyección.
Paymal, N. (2008). Pedagogía 3000: guía práctica para docentes, padres y uno mismo. Córdoba: Brujas.
Perrenoud, P. (2007). Pedagogía diferenciada: de las intenciones a la acción. Madrid: Popular.
Uzcátegui, R. (2006). Memoria Educativa Venezolana. Una Línea de Investigación para el análisis y seguimiento de la Institucionalidad educativa en Venezuela. Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S0798-97922006000100006&script=sci_arttext
Vigotsky, L. S. (2004). Luria, Leontiev, Vigotsky: Psicología y Pedagogía. Madrid: Akal.